Princípios de vida atemporais para se viver todos os dias
Princípios são verdades universais que nos ajudam a viver vidas eficazes e eficientes. Eles são valiosos para aproveitar ao máximo nosso tempo e energia.
O que você valoriza pode ajudá-lo a criar os melhores princípios para sua vida. Suas regras pessoais de vida podem ser seu manifesto pessoal.
Os princípios nos ajudam a ter uma vida útil. Em seu livro Princípios, Ray Dalio, investidor bilionário, gestor de fundos de hedge e filantropo, disse: “Princípios são verdades fundamentais que servem de base para o comportamento que dá a você o que você quer da vida. Eles podem ser aplicados repetidamente em situações semelhantes para ajudá-lo a atingir seus objetivos. ”
Você tem um manual pessoal de princípios de vida para seguir? Esses são alguns princípios que você pode usar para refinar seus princípios pessoais.
1. Viva Deliberadamente
“Fui para o bosque porque queria viver deliberadamente, para enfrentar apenas os fatos essenciais da vida, e ver se não conseguia aprender o que ela tinha a ensinar, e não, quando viesse a morrer, descobrir que não tinha vivia.” – Henry David Thoreau
Se o seu futuro 10 anos mais velho se encontrasse com você hoje, ele ficaria impressionado com a direção que você está tomando? Por que ou por que não?
Ninguém pode parar a marcha do tempo, mas você pode aproveitar ao máximo o tempo que tem agora, assumir o controle da direção de sua vida e viver deliberadamente.
A maioria das pessoas adota os mesmos hábitos, rotinas, comportamentos e simplesmente vive o mesmo ano indefinidamente, esperando que uma força externa mude suas vidas.
Enquanto espera o momento certo para viver com autenticidade, uma oportunidade de carreira ou o melhor momento para perseguir esse projeto paralelo, você esquece que a vida está acontecendo agora.
Não espere até o fim da sua vida e descubra que você não viveu. Enquanto você tem tempo e poder de escolha, escolha fazer mais daquilo que o torna vivo. Cultive uma vida e uma mente de propósito.
Viver deliberadamente significa agir com propósito – escolher usar seu tempo, atenção e energia de forma produtiva. Significa estar ciente de suas ações, em vez de agir automaticamente ou reagir cegamente.
“Quando nosso objetivo é viver da melhor maneira, encontraremos pequenos passos ao longo do caminho que serão verdadeiramente requintados, e continuaremos tendo cada vez mais deles”, diz Robert Puff, PhD, o apresentador e produtor do Happiness Podcast.
2. Persiga seu verdadeiro norte pessoal
“Acima de tudo, quero que você pense por si mesmo, decida 1) o que você quer, 2) o que é verdade e 3) o que fazer a respeito”, escreve Ray Dalio (administrador de um dos maiores fundos de investimentos do mundo), em seu livro “ Princípios” .
Qual você quer que seja o seu legado? Daqui a 10, 20, 50 anos, o que seu nome significará para você, sua família e o resto do mundo?
Avance dez ou vinte anos. Qual é a única coisa que, se você nunca perseguisse, sempre se arrependeria? A partir de hoje, faça tudo ao seu alcance para fazer mais daquilo que o torna vivo.
Encontre seu próprio caminho na vida. Se não puder, busque algo secundário em seu tempo livre – isso pode mudar sua percepção sobre a vida e como vivê-la. Sua vida, seu caminho, seus fracassos e sucessos não devem se parecer com os de outras pessoas.
O propósito pode nos dar energia, otimismo e motivação para viver nossa vida ao máximo. Estabeleça um caminho que seja único para você – confie que seu caminho, por mais estranho que possa parecer para os outros, é o certo para você.
3. Viva em uma dimensão de tempo – o presente
“Se você se preocupar com o que pode ser e se perguntar o que pode ter sido, você vai ignorar o que é. – anônimo
A vida se move em apenas uma direção – para a frente. Tudo ainda está evoluindo. Ou você está se tornando uma versão melhor de si mesmo ou a pior versão de si mesmo. Todos nós temos a opção de viver em uma das três dimensões de tempo diferentes o tempo todo – o passado, o presente e o futuro.
A maioria das pessoas escolhe viver no passado ou no futuro, mas não no presente – essa é uma receita para uma vida miserável. Eles passam muito tempo pensando em tudo que deu errado em seu passado, o que pode estar errado agora ou a pior coisa que pode dar errado no futuro.
Para viver a vida ao máximo, escolha viver em tempo real – o presente.
Viver o momento nem sempre é fácil. Se você está tendo dificuldade em viver o momento, desenvolva suas habilidades de consciência, aprenda a redirecionar sua mente quando ela divagar ou incorpore atividades conscientes. Esteja atento aos seus pensamentos e não deixe que eles o consumam.
4. Esteja sempre aprendendo
“ Desenvolva a paixão pelo aprendizado. Se você fizer isso, você nunca vai parar de crescer . ” – Anthony J. D’Angelo.
Você nunca pode chegar. A vida é um experimento em andamento – aprendemos a fazer mais do que funciona e menos do que traz à tona o que há de pior em nós.
A maioria das pessoas fica mais feliz quando está melhorando e fazendo as coisas que lhes convêm naturalmente. Faça com que o aprendizado da vida seja um processo para toda a vida – continue com fome, continue curioso.
Sempre haverá pessoas melhores e mais sábias do que você – aprenda com elas. Não copie apenas o que funciona para eles. Experimente as ferramentas e sistemas de pessoas que você admira e mantenha o que funciona para suas circunstâncias pessoais.
“Ninguém quer te mostrar as horas e horas de vir a ser. Eles preferem mostrar o destaque do que se tornaram ”, diz Angela Duckworth, autora de“ Grit: Passion, Perseverance, and the Science of Success ”
Não faça do aprendizado uma tarefa árdua. Se você escolher suas ferramentas com cuidado, terá mais chances de aproveitar a viagem. Quando você não souber de algo, fique curioso para saber as respostas. Busque as respostas febrilmente. Nunca deixe a ignorância detê-lo, porque o desejo de aprender é sempre nobre.
5. Pare de se preocupar com coisas que você não pode mudar
“A principal tarefa na vida é simplesmente esta: identificar e separar as coisas para que eu possa dizer claramente a mim mesmo quais são as coisas externas que não estão sob meu controle e quais têm a ver com as escolhas que eu realmente controlo. Onde então procuro o bem e o mal? Não às coisas externas incontroláveis, mas dentro de mim às escolhas que são minhas… ”- Epicteto
A maioria das pessoas se estressa demais com coisas sobre as quais nada podemos fazer – o passado, o futuro, a percepção que as pessoas têm de nós, suas decisões, pensamentos, sua felicidade, sucesso e todas as mudanças naturais ao nosso redor.
Uma vez, Erma Bombeck disse: “A preocupação é como uma cadeira de balanço: dá a você algo para fazer, mas não leva a lugar nenhum”.
Quando você passa seu tempo no modo “e se”, desejando que as coisas fossem diferentes, você para de viver. Você fica preso no passado ou no futuro enquanto o presente está se esvaindo.
A única coisa sobre a qual você tem controle são seus pensamentos, decisões, atitudes e reações. Quando você percebe o que está sob seu controle, a vida se torna mais fácil de lidar. É uma verdade brutal na vida que algumas pessoas se recusam a aceitar.
“… quanto mais você tenta controlar tudo ao seu redor, mais ansioso você se sente. É um ciclo vicioso a ser quebrado – se preocupe, tente ganhar o controle, falhe e se preocupe novamente. Repito ”, escreve Amy Morin, psicoterapeuta e autora de 13 coisas que as pessoas mentalmente fortes não fazem.
Você pode influenciar pessoas e circunstâncias, mas não pode forçar mudanças em outras pessoas. Se você se preocupa com coisas que não consegue controlar, concentre-se em mudar seu comportamento ou em se adaptar. Ao colocar seu esforço no que pode causar impacto, você pode fazer uma grande diferença.
Sua vida não é definida por suas escolhas, é definida por suas reações
FacebookTwitterWhatsAppLinkedIn
As reações são as escolhas que você não percebe que está fazendo.
Existem alguns fatos sobre sua vida que sempre serão os fatos de sua vida.
Existem alguns fatos de cada dia que sempre serão os fatos de cada dia.
Quando nos sentimos mais presos e desamparados, é porque aceitamos a ideia de que nossas escolhas, e somente as escolhas, determinam os resultados de nossas vidas. Nosso verdadeiro poder de escolha é como respondemos ao que não escolhemos. A maneira como reagimos à realidade que está diante de nós é como inventamos a próxima realidade que vamos experimentar.
Quando passamos nossas vidas em fantasias sobre o dia em que finalmente ascenderemos além de nossa humanidade e seremos capazes de selecionar livremente as circunstâncias de nossas vidas, ficamos esperando para sempre, ou pelo menos por muitas décadas – e nos tornamos cada vez mais desanimados, frustrado e amargo no processo.
Nosso poder não está no que existe, mas em como respondemos ao que existe.
Depois de escolher seu parceiro de vida, cabe a você decidir como reage a ele a cada dia – aos piores momentos, às suas discussões, aos momentos de tensão. Também cabe a você decidir como reage às vitórias deles, à sua presença e ao seu amor. Cabe a você decidir como reage à presença deles em sua vida.
Depois de escolher o caminho de sua carreira, cabe a você decidir como reage a novas oportunidades, a projetos, ao trabalho que está à sua frente. Depende de você como você reage aos seus colegas de trabalho frustrados, ao seu chefe irracional. Depende de você decidir como reage até mesmo ao ter que trabalhar em primeiro lugar, e se você é grato ou se é incomodado.
Depois de escolher onde morar, cabe a você decidir como viver lá. Cabe a você decidir como responder ao seu ambiente, se você se conecta com sua comunidade, se você dá longas caminhadas ao redor do quarteirão, se você cuida do seu espaço, se você abre as janelas e se sente grato por ter um lar. .
O trabalho interno que todos buscamos fazer não é como mudamos a realidade, mas como respondemos à realidade – porque é assim que a alquimia realmente acontece.
Se este ano nos ensinou alguma coisa, é como nossas reações são absolutamente vitais.
Há tantas coisas que não controlamos.
Muitas pessoas estão se sentindo deprimidas e sem esperança porque ficou inegavelmente claro este ano que, apesar de nossos melhores esforços, a vida ainda pode nos surpreender. Talvez ainda tenhamos que coexistir com pessoas que não entendemos e, em alguns casos, com as quais não concordamos. Existem infernos coletivos que são inventados que não pedimos e, no entanto, temos que suportar.
Cada um desses momentos nos apresenta a oportunidade de encontrar nosso livre arbítrio, e isso nem sempre significa ser duro e fingir não ser afetado. Lavar nossa experiência com positividade nem sempre é a melhor maneira de responder, porque nem sempre é a maneira mais autêntica de responder.
Às vezes, a coisa mais poderosa que podemos fazer é chorar, para realmente liberar e liberar os sentimentos reprimidos dentro de nós. Onde uma realidade existia para nos quebrar, abrimos nossos corações e revelamos a verdade de nossa dor. Às vezes, a coisa mais poderosa que podemos fazer é descansar, nos desapegar completamente e nos alimentar. Onde a realidade estava para nos desgastar, nós levamos nossa energia de volta. Às vezes, a coisa mais poderosa que podemos fazer é apenas ficar quietos e permitir que as respostas cheguem até nós, porque procurá-las às vezes as mantém fora de nosso alcance.
Às vezes, a coisa mais poderosa que podemos fazer é levantar as mãos e simplesmente rir, porque a vida é selvagem, porque há tanto que não esperamos, porque todos nós levamos muito a sério porque é tudo temporário de qualquer maneira.
Mesmo as coisas que pensamos que escolhemos estão frequentemente sendo selecionadas a partir de uma série de reações que não sabemos que estamos tendo.
Sua experiência básica é sua linha de base.
Você está sentado onde está sentado agora.
Você se cruzou com as pessoas com quem se cruzou.
Você não seleciona um parceiro de um campo de 3 bilhões de candidatos, mas sim dos microgrupos com os quais você se encontra por acaso em uma série de circunstâncias e acontecimentos fortuitos.
Você não seleciona sua trajetória de carreira em um campo de possibilidades infinitas, você a seleciona no cruzamento de suas habilidades e interesses e onde o mercado oferece uma oportunidade de utilizá-los.
Você não seleciona as circunstâncias de hoje, embora possa tê-las selecionado no passado, embora algumas possam ter sido selecionadas para você. Tudo o que você pode fazer agora, e daqui para frente, é reagir ao que está à sua frente e continuar a partir daí.
Qualquer outra coisa está lutando com a sua vida e o prende à sua frustração.
Em vez de tentar controlar tudo ao seu redor, tente controlar sua reação a tudo ao seu redor.
Onde os outros veem becos sem saída, você consegue ver os redirecionamentos? Onde os outros veem a mente fechada, você pode ver a ferida?
Onde os outros veem estupidez, você pode ver a defensiva? Onde os outros veem má vontade, você consegue encontrar gratidão?
Onde outros vêem desesperança, você pode encontrar um raio de luz? Onde os outros vêem finalidades, você pode imaginar começos?
E se você não tem forças para isso agora, pode, pelo menos, sentir um pouco de alívio e gratidão por tudo o que você tem neste mundo incerto e imprudente?
Eu espero que você vá.
O que acaba tendo um impacto muito maior em sua vida não é o que controlamos, mas como respondemos a tudo o que não controlamos.
Conheça a si mesmo
- novembro 20, 2020
FacebookTwitterWhatsAppLinkedIn
O maior problema do mundo não é a falta de estudiosos, mas a falta de pessoas autoconscientes, com “inteligência emocional” (para usar um termo de Daniel Goleman). A paz é essencial para a prosperidade, e a maior ameaça à paz são os mal-entendidos – não nos entendermos e não entendermos os outros. Quanto melhor você se conhecer, melhor poderá conhecer os outros.
Blaise Pascal estava certo, “todos os problemas da humanidade derivam da incapacidade do homem de se sentar em silêncio em uma sala sozinho.” A sabedoria interior é descoberta nesses momentos. Gastamos muito de nosso tempo fugindo de nós mesmos, quando deveríamos estar correndo em direção a nós mesmos.
A autodescoberta está ligada ao nosso relacionamento com os outros, mas também está ligada ao nosso relacionamento com Deus. O que acreditamos sobre Deus e suas expectativas para nós é vital para o que acreditamos sobre nós mesmos.
A autodescoberta é tornar-se consciente de quem você realmente é, ao invés do que a cultura disse que você deveria ser. Autodescoberta significa não mais se esforçar para ser o que você acha que os outros vão admirar.
Ouvir os outros é importante. Aprendemos com suas perspectivas. Mas igualmente importante é passar um tempo sozinho em um ambiente tranquilo. Ambiente pacífico não significa silêncio absoluto. Significa ausência de distrações e influências externas. Se você está sempre ouvindo os outros, você apenas se tornará a soma das ideias de todos.Se você está sempre ouvindo os outros, você apenas se tornará a soma das ideias de todos.
Seus pensamentos mais profundos não podem ser ouvidos, a menos que você crie espaço para que sejam ouvidos. Sem tempo para pensar, você terá dificuldade em desenvolver uma filosofia pessoal. Sem tempo para si mesmo, você não terá nada para mantê-lo com os pés no chão. Você cairá em todos os tipos de armadilhas e terá dificuldade em resistir às influências negativas dos outros.
Você tem que guardar seu tempo de silêncio e realmente fazer uso dele. Este é o nosso tempo com Deus. Este é um momento sagrado. É quando você se conecta com seu verdadeiro eu. É quando você é lembrado de como estar em paz na tempestade e da importância do amor. É aqui que você encontrará conforto e orientação.
Quer uma vida mais feliz e gratificante? Diversifique suas fontes de felicidade
- novembro 20, 2020
t
FacebookTwitterWhatsAppLinkedIn
Sua felicidade é sua responsabilidade pessoal
Há alguns anos, passei um feriadão num sítio do pai de um amigo na cidade de Campos -RJ. Ele tinha várias frases escritas em tábuas pregadas nas árvores no em torno da casa, mais de 30 no total. De uma apenas eu nuca esqueci, dizia assim: “Na maioria das vezes, a expectativa que precede um fato é pior do que o fato”.
A felicidade ou a falta dela são produtos de nossa relação subjetiva com as expectativas e a realidade. É um trabalho interno.
Epicteto (filósofo greco que viveu entro 50-138) disse uma vez: “O homem não se preocupa tanto com problemas reais quanto com suas ansiedades imaginárias sobre problemas reais”.
Aprender como ajustar suas expectativas pode mudar sua abordagem de vida. No longo prazo, um sentimento de contentamento, felicidade se resume a abraçar a realidade da vida, valorizand0 o que está sob seu controle e deixando ir as muitas ilusões.
A vida é uma corrente em movimento – sempre haverá obstáculos que desafiam nossa estabilidade emocional. Ninguém tem o privilégio de estar livre dos fardos da vida e de vivê-la, mas há coisas que você pode fazer e uma mentalidade que pode adotar para seguir em frente e ainda assim aproveitar ao máximo o que a vida joga em você.
Independentemente de sua trajetória de vida atual, os meios para uma vida gratificante e plena são possíveis. Qualquer pessoa pode aprender a fazer mais daquilo que garante realização e felicidade.
Fontes inesperadas de felicidade
A única maneira de não cair nas armadilhas das dificuldades do dia a dia é expandir suas fontes de felicidade e diminuir suas fontes de frustações.
É simples assim – afrouxe sua fixação no que o faz feliz e faça mais daquilo que o torna vivo. Aprenda a desenvolver a flexibilidade para remodelar suas fontes de felicidade.
Os investidores são ótimos em diversificação – é uma das regras de ouro do investimento. Nunca é seguro colocar todos os ovos na mesma cesta.
Na vida, todos nós temos uma quantidade limitada de tempo e energia para gastar. E há tantas coisas sem importância que precisam da sua atenção (seja implacável para eliminar essas coisas).
Entenda que por definição, só é problema o que tem solução. O que não tem solução não é problema e você não deve perder seu tempo nem desviar suas emoções para estas causas.
Em muitos casos de infelicidade, as pessoas vivenciam circunstâncias difíceis que criam mudanças de paradigma, quadros de referência totalmente novos pelos quais vêem o mundo e a si próprios e aos outros nele, e o que a vida está pedindo deles.
Quando isso acontece, eles podem facilmente esperar que algo ou alguém os faça felizes. Explore seus valores, prioridades e o estilo de vida que deseja e adote hábitos e rotinas que podem ajudá-lo a projetar sua própria felicidade.
Vá com calma – você pode escolher uma ideia de cada vez para sentir o maior impacto em sua vida. Concentre-se em adotar a nova mentalidade e veja como ela funciona para você, busque o que pode realmente mudar a forma de você ver a sua vida da melhor forma, procure responder estas perguntas:
“O que você mais valoriza na sua vida?
Que aspectos da sua vida você deseja priorizar?
Que tipo de vida você deseja levar a curto prazo e no futuro, digamos, em 10 anos ou mais?
Do que você quer que sua vida seja preenchida (por exemplo, casamento, filhos, viagens, saúde e exercícios, cultura)? ”.
A boa notícia é que um único indivíduo ou coisa não deve ser a única razão para sua felicidade e realização na vida. Quando você deixa sua felicidade nas mãos de outra pessoa, você acaba ficando dependente dela e quando ela te desaponta, você fica vazio por dentro.
Existem muitos fatores que podem influenciar a felicidade – perspectiva de vida, um padrão de vida confortável, ótimos relacionamentos, novas aventuras, busca de objetivos criativos e significativos e atividades qualificadas e significativas.
Para descobrir o que funciona melhor para você, crie sua própria lista pessoal de “fontes de felicidade” e salve-a em seu aplicativo de anotações favorito. Então, da próxima vez que você se sentir para baixo, você terá um monte de opções diferentes e poderosas para tirar quando precisar daquele impulso extra para continuar todos os dias.
Vale a pena construir relacionamentos mais profundos; também é importante construir rotinas e outras atividades pessoais, mas gratificantes, que podem ajudá-lo a evitar uma vida de miséria.
É extremamente importante encontrar fontes de felicidade em sua vida que não estejam ligadas a pessoas ou coisas porque é muito mais fácil perder essa felicidade quando elas se vão. Aproveite todas as fontes de felicidade em sua vida.
Sua felicidade é sua responsabilidade pessoal. Você tem a capacidade de controlar suas próprias emoções. Não deixe nada nem ninguém roubar sua própria felicidade. Quando sua felicidade está nas mãos de outras pessoas, elas determinam quando você pode ser feliz.
Escolha fazer mais atividades experienciais que lhe trarão alegria, desde que não sejam prejudiciais à sua felicidade a longo prazo.
Mergulhe em atividades que acalmem seu dia agitado
2022 foi um ano difícil. Todo mundo está começando a desacelerar.
Se você deseja que 2023 seja melhor, você mesmo terá que torná-lo melhor. Você pode se preparar para um ano mais calmo pela frente, assumindo o controle de tudo que estiver ao seu alcance. Você pode construir melhores hábitos de mudança de vida.
William James disse certa vez: “Toda a nossa vida, tanto quanto eu t tem forma definida, não é senão uma massa de hábitos – práticos, emocionais e intelectuais – sistematicamente organizado para a nossa alegria ou de angústia, e nos levando irresistivelmente em direção ao nosso destino, seja qual for o último pode ser. ” Faça de 2023 o ano de melhores hábitos.
Aqui estão algumas maneiras simples, mas eficazes de começar melhor o ano. São áreas de oportunidade que você pode explorar para melhorar todas as áreas de sua vida. Ou melhor ainda, hábitos simples, mas proativos, que você pode construir, que permitirão que seus objetivos finais se manifestem.
Em 2023, não morda mais do que você pode mastigar – definir metas ambiciosas e irrealistas que você não pode alcançar é uma ótima maneira de se sobrecarregar.
Quando fazemos pequenas mudanças, podemos conectar comportamentos positivos ao longo do tempo. Dentro de dois meses ou mais, um novo comportamento pode se tornar automático; um novo hábito que pode ser o início de uma grande mudança.
Faça menos suposições – Esqueça 2022. Em 2023, não presuma que as coisas vão piorar (essa mentalidade coloca você em um estado de ansiedade o tempo todo). Dê um tom diferente ao ano novo. Esteja aberto a novas possibilidades sobre a vida. Permaneça flexível e disposto a se adaptar para prosperar.
Em um mundo em rápida mudança, a capacidade de mudar de ideia ou se adaptar é uma habilidade indispensável. Se você não se der permissão para mudar de ideia, não poderá mudar nada em sua vida.
Responsabilize-se – assuma 100% de responsabilidade por suas ações e felicidade. A vida melhora instantaneamente quando você se concentra no que pode controlar.
Termine sua semana tendo uma reunião de cinco minutos consigo mesmo e analise o que está funcionando e tudo o que o está deixando miserável. E faça mais do que funciona.
Estruture cada dia e siga uma rotina significativa – Altos resultados confiam nas rotinas. É a única maneira de fazer as coisas. Estruture bem o seu dia, execute mais tarefas de alto valor que geram 80% dos resultados que você deseja.
Não permita que suas expectativas controlem sua vida – Não assuma a responsabilidade por coisas que não têm nada a ver com você. Planeje e gerencie o que está sob seu controle, como o que o faz feliz e como você reage a eventos e situações. Deixe de lado como as coisas “deveriam ser” e concentre-se em como as coisas são.
Observe suas pequenas vitórias – O sucesso é uma maratona, não uma corrida. O que quer que você esteja buscando pode levar um tempo considerável. Portanto, aproveite seu progresso, observe, mas não se preocupe com suas falhas e reserve um tempo para reconhecer o que você está fazendo certo.
Aprenda a desligar completamente o trabalho – Desligar-se do trabalho, enviar e-mail e telefone pelo menos uma hora antes de dormir pode fazer maravilhas pela sua mente. É uma das melhores maneiras de fazer boas pausas do trabalho e recarregar as baterias para o dia seguinte.
Crie uma rotina noturna que possa ajudá-lo a relaxar – Pense um pouco nas atividades noturnas que podem ajudá-lo a descansar melhor. Você pode ler um ótimo livro, revisar seu dia em um diário, passar bons momentos com sua família.
Leve seu distúrbio do sono a sério – se você não tem dormido bem, mude seus hábitos. Corte a cafeína ao meio-dia. Jante um pouco mais cedo. Reduza o brilho da sua tv, telefone ou iPad uma ou duas horas antes de dormir.
Planeje intervalos entre as sessões de trabalho profundas – muitos de nós estamos acorrentados às nossas mesas todos os dias. Procure acordar a cada 45 minutos, um hábito. Isso o manterá em movimento e refrescará seu cérebro.
Faça qualquer alteração passo a passo – Quer começar a escrever? escreva 500 palavras em vez de 1000. Quer desenvolver um hábito de leitura ativo? Comece com 2 páginas todos os dias. Quer perder peso? Coma de um prato menor. Viciado em seu telefone? Deixe em outra sala. Quer entrar em forma? Pegue as escadas.
“A mudança pode não ser rápida e nem sempre é fácil. Mas com tempo e esforço, quase qualquer hábito pode ser remodelado, diz Charles Duhigg.
Se você deseja iniciar um hábito de fitness, comece aos poucos – 30 minutos de exercícios intensos podem não ser sustentáveis. Comece com 5 minutos de alongamento pela manhã. Faça 15 flexões ou 15 agachamentos em vez de 50. Suba algumas escadas ou faça algumas investidas por 5 minutos. Cada pequena ajuda realmente ajuda. É difícil fazer uma grande mudança de uma vez. Pequenos incrementos são úteis.
Mergulhe em atividades calmantes em seu dia agitado – Se você está ocupado e vive de acordo com sua agenda, coloque horários na programação em que você pode se concentrar em coisas que podem ajudá-lo a fazer uma pausa para acalmar sua mente ativa. Você pode planejar 10 minutos de caminhada, 30 minutos de leitura ou tempo de cochilo para relaxar.
Arranje tempo para ler – Sério. É uma das melhores coisas que você pode fazer pelo seu cérebro. Uma mente estimulada = uma vida estimulada. Leia ótimos livros que podem ajudá-lo a pensar de novas maneiras.
Diversifique seu portfólio de habilidades (antes de precisar). É importante garantir que você não está colocando todos os ovos na mesma cesta. Aprender habilidades novas e indispensáveis pode aumentar suas chances de trabalho. Não permita que tudo dependa de uma habilidade. Certamente, torne-se um polímata.
Mudar de direção em 2021 exigirá o desenvolvimento de melhores hábitos diários. A realização e o contentamento estão completamente sob seu controle. Portanto, cultive os hábitos que o ajudem a aproveitar a vida ao máximo.